Numero de Visitantes

                                                                   CONVITE

     
     É necessário parar e pensar! Avaliar conceitos e posições, para que não voltemos a nos comportar quando o fizemos na Idade Média quando, os líderes religiosos, eram adorados como um deus na terra!
 
     Como escreveu o SIMPLES E HUMILDE Francisco Xavier, que dizia apenas ser um CISCO:

     
(...) precisamos conversar desapaixonadamente sobre o nosso movimento. É preciso que nós, os espíritas, compreendamos que não podemos nos distanciar do povo. É preciso fugir da tendência à "elitização" no seio do movimento espírita. É necessário que os dirigentes espíritas, principalmente os ligados aos órgãos unificadores, compreendam e sintam que o Espiritismo veio para o povo e com ele dialogar. É indispensável que estudemos a Doutrina Espírita junto com as massas, que amemos a todos os companheiros, mas sobretudo, aos espíritas mais humildes social e intelectualmente falando e deles nos aproximarmos com real espírito de compreensão e fraternidade. Se não nos precavermos, daqui a pouco estarem os em nossas casas espíritas apenas falando e explicando o Evangelho de Cristo às pessoas laureadas por títulos acadêmicos ou intelectuais e confrades de posição social mais elevada. Mais do que justo evitarmos isso, a "elitização" no Espiritismo, isto é, a formação do "espírito de cúpula", com evocação de infalibilidade, em nossas organizações.

Chico Xavier
em entrevista concedida ao Dr. Jarbas Leone Varanda e publicada no jornal uberabense O Triângulo Espírita, de 20 de março de 1977, sob o título Um Encontro Fraterno e Uma Mensagem aos Espíritas Brasileiros


     O ORGULHO e a VAIDADE, presentes na grande maioria dos espíritos que habitam esse mundo de provas e expiações,  (AQUI ME INCLUO NESSE GRUPO), não devem ser alimentados por ELOGIOS, HONRARIAS E TÍTULOS excessisvos e desnecessários. Até porque, os que realmente fizeram por merecer, NÃO FAZEM QUESTÃO DE SEREM EXALTADOS. O fizeram sem esperar recompensas ou reconhecimento. Como nos revelam os espíritos de elevada hierarquia, quase sempre, esse alimento da vaidade, não acompanha os que pensam ser possuidores quando estes fecham os olhos da carne e despertaam sem o veu da matéria.
     O contrário, ou seja, a HUMILDADE E A SIMPLICIDADE, estes sim são os grandes responsáveis pela construção espiritual da moral do ser integral. Um outro exemplo dessa conduta? Outro Francisco! Francisco de Assís, que relegou o BRILHO DO OURO para seguir, com humildade e simplicidade os passos do Cristo Jesus!".

                                     Plauto Azevêdo