Numero de Visitantes

A Semana Espírita de Vitória da Conquista

     Em Vitória da Conquista, no início do século XX, era costume se comemorar a “Semana da Pátria” de 1 a 7 de setembro. Uma série de atividades envolvendo, não apenas os desfiles cívicos marcavam as celebrações. Mas, com o passar do tempo, esse movimento foi perdendo força até que as comemorações se resumiram apenas ao 7 de setembro.

     Diante da carência de um evento que movimentasse a cidade nesse período, o advogado João Gustavo dos Santos, sugeriu aos dirigentes do Humberto de campos que fosse criada a semana espírita de Vitória da Conquista.

     Mais uma vez, Filó Prates, Alziro Prates, Luiz Barreto, Elísio da Rocha Dória, Dr. Benício dos Santos, Irênio dos Santos Silva e tantos outros ativistas espíritas, arregaçaram as mangas e acataram mais esse desafio.

     Na Semana da Pátria de 1953, acontecia no salão do Centro Espírita Humberto de Campos a PRIMEIRA SEMANA ESPÍRITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA. O evento que teve grande repercussão, entre muitas presenças ilustres, contou com as presenças do então prefeito Dr. João Gustavo dos Santos e de Alziro Zarur, Presidente Nacional da Legião da Boa Vontade – LBV. Nas 33 primeiras edições, o evento foi realizado no CEHC, mas como o espaço do salão a cada ano se tornava menor para abrigar um número cada vez maior de espíritas e simpatizantes, na 34º edição passou a acontecer no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.

     Em 1996, com o tema: Morte sem Mistérios, todo o país pôde acompanhar a 43º Semana Espírita de Vitória da Conquista por meio de transmissões via TV Executiva da Embratel, porém, com os elevados custos devido o processo de privatização das telecomunicações, essas transmissões foram interrompidas em 1999, totalizando apenas quatro.

     Desde 2009, que a Semana Espírita acontece no centro de Convenções Divaldo Franco, o maior espaço coberto de eventos da cidade. O evento reúne hoje uma série de atividades como: seminários, oficinas, feira de livros, a Semana Jovem e a Semaninha Espírita.