Numero de Visitantes

A União espírita de Vitória da Conquista – UEVC

     Outra sugestão do advogado João Gustavo era que também, fosse fundada a União espírita de Vitória da Conquista. Um órgão que agregasse forças e fosse diretriz para que os novos centros espíritas que surgiam encontrassem uma base de apoio.

Antes do registro dos seus estatutos sob o número 45, do livro A nº 04 apresentado em 25 de maio de 1954 no cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos da Comarca de Vitória da Conquista, a UEVC já existia. Foi fundada por volta de 1952 e o primeiro presidente foi Elísio da Rocha Dórea. A instituição foi registrada no dia 07 de março de 1954 sendo reconhecida como de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 179 de 19 de maio de 1956.

     Como a UEVC não tinha sede própria, de início, as reuniões, os encontros e seminários aconteciam nos salões do CEHC. Mais tarde, passaram a acontecer na Escola Comercial Edvaldo Flores e, atualmente, funciona no Albergue Nosso Lar. Já nos seus primórdios, a UEVC mantinha um programa de rádio (Programa Radiofônico Espírita Cristão Educacional) que ia ao ar todos os sábados das 19:00 às 19:30 h na Rádio Clube de Conquista. O programa era dirigido por Luiz Barreto.
Foi a UEVC que fundou o primeiro estabelecimento de ensino técnico de nível médio em Vitória da Conquista. A Escola Comercial Edvaldo Flores, fundada em 1958. Foi também graças aos esforços da UEVC que foi construído, em um terreno localizado nos fundos do CEHC o Ambulatório Médico Dentário João Santos. Na mesma área, também foi construído o Repouso Noturno Alziro Prates, um anexo do ambulatório, que servia, principalmente, como abrigo para pessoas que, transitando por Conquista, não tinham onde dormir.

     Com o objetivo de estreitar os laços de fraternidade entre espíritas de outras cidades, a UEVC também promoveu as CARAVANAS FRATERNAS, quando, em algumas vezes, a Mocidade Espíritas Tio Juca e o Coral Irmã Sheila se apresentavam.