Numero de Visitantes

Allan Kardec


 
     Nascido no dia 3 de outubro de 1804 na cidade de Lião na França, Hippolyte Léon Denizard Rivail, era um escritor e professor. Um filósofo com largos conhecimentos sobre Química, Física, Astronomia dentre outras disciplinas. Nasceu em uma família católica, filho de Jean Baptiste Antoine Rivail e de Jeanne Louise Duhamel, e foi educado em um país protestante. Em silencio, buscava unificação das crenças. Era um cético! Só acreditava no que podia ser cientificamente comprovado e começou a se interessar pela doutrina espírita por ouvir falar do fenômeno das mesas girantes e, duvidando que existisse vinda inteligente em objetos inanimados, resolveu pesquisar sobre o assunto.

     Após se inteirar dos fenômenos espíritas (1854) passa a ser um grande estudioso sobre os fenômenos que se revelavam ao mundo. Assistindo aos fenômenos na casa da sonâmbula Roger, depois na casa de madame Plainemaison e, finalmente através da mediunidade das jovens Caroline e Julie, conclui que eram efetivamente manifestações inteligentes produzidas pelos espíritos.

     Por volta de 1855, começou a observar os fenômenos que a grande maioria considerava apenas mais uma forma de diversão e passatempo nos freqüentados salões de París. Em diversas reuniões que contaram com a participação de diversos médiuns e de pessoas de respeito da sociedade da época, inquiriu os espíritos sobre os mais variados assuntos. Em 30 de abril de 1856, pela médium Japhet, recebe a primeira revelação da sua missão.
     Escolheu o nome de Allan Kardec, por ter recebido do seu mentor espiritual, a revelação de que, em uma de suas muitas vidas, já tinha vivido entre os druidas, e que, durante essa existência, teria sido um sacerdote que se chamava Allan Kardec.

     Nas sua pesquisas sobre os fenômenos das mesas girantes, recebe dos senhores Carlloti, René taillandier, Tiedeman Manthese, Sardou e Didier, cinqüenta cadernos de comunicações diversas. Catalogadas as perguntas e respostas que surgiram no grupo de estudos e em outros grupos de igual seriedade e interesses, publicou no dia 18 de abril de 1857 O Livro dos Espíritos. O primeiro entre os cinco que formariam a base da doutrina espírita (O Livro dos Espíritos, o Livro dos Médiuns em janeiro de 1861, O Evangelho Segundo o Espiritismo em abril de 1864, o Céu e o Inferno em agosto de 1865 e a Gênese em janeiro de 1868). Além dessas obras, escreveu inúmeros artigos que ilustraram jornais e revistas da época.

     Morreu em 31 de março de 1869, aos 65 anos, com problemas no coração.