Numero de Visitantes

O Albergue Nosso Lar

     Por volta de 1954, três barracos cobertos com palha, eram desti8nados ao amparo de mendigos e andarilhos que dormiam nos passeios enfrentando o forte frio de Conquista. Com o objetivo de recolher os mendigos e dar aos doentes de rua o tratamento necessário e também fazer a triagem dos pedintes separando os verdadeiros dos falsos, pois havia muitos que fazia da esmola o seu salário, Luiz Barreto iniciou uma batalha para construir as novas instalações do albergue. Havia nas imediações, onde hoje funciona o Ginásio de Esportes Raul Ferraz, uma grande construção abandonada. A construção foi então comprada pela UEVC que decidiu fazer no local, um albergue que amparasse os idosos e os doentes, funcionando como um centro de recuperação social, sendo os internamentos feitos em caráter provisório.

     Com as dificuldades financeiras para se concluir as obras, Aloysio Pereira da Silva, quando a frente da construção do novo projeto, solicitou port carta uma ajuda do deputado federal Edvaldo Flores, merecendo do parlamentar conquistense a seguinte resposta:
     “Por falta de dinheiro a nossa grande obra não será interrompida! Eu tudo farei pela sua concretização, pois julgo depositado sobre mim, essa responsabilidade de vê-la capaz para o seu pleno funcionamento”.

     No dia 07 de setembro de 1960, na presença de inúmeras autoridades, era inaugurado o Albergue Nosso Lar. Inicialmente o prédio dispunha de três dormitórios com capacidade para 20 internos em cada um, mais enfermaria, gabinete médico odontológico, além de cozinha e banheiros.  A instituição atendia cerca de 20 internos e, às vezes, também abrigava crianças órfãs de pai e mãe, além de pernoitar pessoas que não tinham onde dormir.

     No início dos anos 80 o então prefeito Raul Ferraz, demonstrou interesse de construir no local um ginásio de esportes e propôs a UEVC uma troca de terreno. Ofereceu uma área de 20 mil metros quadrados localizado na Avenida Rosa Cruz, bairro Candeias. Como o local já estava pequeno para atender a grande procura dos necessitados, o negócio foi fechado e o Albergue Nosso Lar foi transferido em 1983, para o local que funciona até os dias atuais.

     Na época o oftalmologista Dr. Renan Lanes Lima, um grande colaborador dessa instituição e do movimento espírita de Conquista, organizou ainda mais os atendimentos. Segundo Dr. Renan “era perigoso colocar pessoas de idade com deficientes mentais. Era preciso direcionar o atendimento”. Orientação acatada os atendimentos do Albergue passaram a ser em beneficio da velhice desamparada.

     Nos dias atuais projetos já estão sendo executados para que novas instalações sejam construídas em um novo local levando mais conforto e dignidade aos velhinhos.